O Cristianismo Bíblico

A doutrina de Jesus Cristo contida na Bíblia

Uma paráfrase do Apocalipse

Share 'Uma paráfrase do Apocalipse' on Facebook Share 'Uma paráfrase do Apocalipse' on Google+ Share 'Uma paráfrase do Apocalipse' on Twitter

Paráfrases são uma espécie de tradução interpretativa. Seja uma tradução de uma língua para outra, ou mesmo uma nova versão de um texto qualquer, a paráfrase substitui os termos considerado literais e os substitui por uma frase que os interprete de maneira mais clara. Exemplos de traduções da Bíblia parafraseadas são a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, a Bíblia Viva e A Mensagem. O conteúdo é o mesmo de qualquer Bíblia, mas o texto não faz uma tradução literal.

É claro que um texto parafraseado está à mercê de quem o produz. A interpretação de tal texto depende do que o intérprete deseja comunicar, e por motivos óbvios, isso pode ser bastante perigoso, pois o sentido original do texto pode ser corrompido. Entretanto, se utilizadas em conjunto com traduções mais literais, paráfrases bíblicas podem ser de grande ajuda para a compreensão da mensagem bíblica.

Faço essa introdução para apresentar um exercício que realizei recentemente. Preparando-me para as gravações de um curso sobre Escatologia Bíblica, precise criar uma espécie de léxico dos símbolos apocalípticos. O que uma mulher representa? E uma prostituta, um anima selvagem, cabeças e chifres? EM posso de uma chave, símbolos como estes podem ser “traduzidos” de uma linguagem simbólica para uma linguagem clara e direta. E a chave para essa tradução encontra-se na própria Bíblia.

Diante disso, resolvi parafrasear alguns capítulos-chave do livro da Revelação. Abaixo você tem o link para o primeiro capítulo parafraseado, e a partir daí, links para os demais capítulos. Tenha em mente que não desejo ser dogmático aqui. Como disse antes, é um exercício interpretativo, uma tentativa de ler o texto do Apocalipse sem o véu da simbologia apocalíptica. Talvez você não concorde totalmente com o que irá ler, muito embora eu indicarei onde, na Bíblia, você poderá verificar a chave para a interpretação de cada símbolo. O mais importante aqui é, novamente, o exercício de ler o Apocalipse sem os simbolismos que o permeiam, tentando compreender, depois de quase dois milênios, o que ele tem a nos dizer. E é muita coisa!

Além de “traduzir” os símbolos em termos menos simbólicos, talvez faço uso de palavras e termos entre colchetes para complementar o texto onde necessário. Ou seja, tudo o que estiver entre colchetes não faz parte do texto original, mas foi utilizado para complementar o sentido das frases, de modo a torná-las mais claras ainda.

Boa leitura, e espero seus comentários a respeito. Paz seja contigo.

Apocalipse 7 parafraseado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *